Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

I Encontro de jovens do campo

Detalhes

 

CHAPADACentro de Habilitação e Apoio ao pequeno Agricultor do Araripe (http://www.chapadararipe.org.br/noticias/index.html)

 

No dia 28 de junho, no município de Exu, Sertão do Araripe pernambucano, o grupo de jovens da comunidade dos Paus Dóias promoveu o I Encontro de Jovens do Campo. O evento contou com o apoio do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga), Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Banco do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Exu.

 

Além de representantes das instituições, o encontro teve a participação de grupos de jovens da comunidade de Dom Leme, do município de Nova Olinda, no Ceará, e das comunidades da Serra da Ingá, Serrinha e Salva-Vida, da cidade de Exu. 

 

“O encontro possibilitou reunir os jovens para discutir as temáticas propostas, como também os motivou a participar de atividades produtivas em suas comunidades, e que também serão conciliadas com as atividades religiosas”, explica Pedro Batista, técnico do Chapada.



O evento começou com uma abertura mística, e logo em seguida dois jovens apresentaram uma palestra sobre juventude e religiosidade a partir de uma experiência de intercâmbio relacionada a uma atividade produtiva. A agricultora da Serra dos Paus Dóias, Maria Silvanete, que já fez parte de movimentos sociais, falou do trabalho que ela desenvolveu na área da saúde, através da temática “Saúde na Juventude”.


Na parte da tarde, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Exu fizeram uma explanação sobre “Relações de Gênero e Geração”. No segundo momento do encontro, os participantes puderam conhecer a experiência do Caatinga em bancos de sementes crioulas e do sertão.

 

Ainda durante o evento, o agricultor Vilmar Lermen, apresentou a experiência em sistema agroflorestal que a sua família desenvolve na comunidade dos Paus Dóias, e que é acompanhada pelo Chapada. Na ocasião, ele discutiu também sobre organização produtiva agroecológica, e abriu para o debate onde os participantes puderam fazer questionamentos sobre a experiência.


No encerramento do encontro foi feita uma avaliação, e como encaminhamento os jovens se comprometeram em realizar encontros com oficinas temáticas na área produtiva, na perspectiva de integrar outros jovens.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara