Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Recuperação de economias passa pelos pequenos

Detalhes

Diario do Nordeste

 

A produção em pequenas propriedades rurais pode ser a chave para a recuperação das economias latino-americanas após a crise econômica global. A avaliação é da agência da Organização das Nações Unidas (ONU). O progresso do desenvolvimento rural do País e do Ceará foi o foco de avaliação do presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Kanayo F. Nwanze, que está no Brasil até hoje. Durante sua visita, Nwanze se encontrou com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, além de visitar comunidades que fazem parte de um projeto co-financiado pelo Fida na região semi-árida do Ceará (Projeto Dom Helder Camara).



Em Brasília, ele se reuniu com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).


O Nwanze encontrou ainda com membros da Comissão Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul, criada há cinco anos com apoio financeiro do Fida, para garantir que associações de pequenos agricultores sejam envolvidas nas políticas agrícolas e para institucionalizar o tema de desenvolvimento agrícola dentro da agenda política do Mercosul.



Proteção



Para Nwanze, “a crise financeira requer medidas em curto prazo, acompanhadas por uma visão em longo prazo para proteger os trabalhadores rurais mais vulneráveis”. Em cada país, essas medidas deveriam incluir um aumento dos investimentos em agricultura ao longo de todo o ciclo produtivo, como infra-estrutura, assistência técnica, financiamento de serviços rurais e fortalecimento de potencial, com o objetivo de reduzir a pobreza rural e de promover instituições governamentais eficazes, defende.



Lidar com a recessão também exigirá um maior envolvimento do setor privado que atua no ramo de serviços agrários, por meio de financiamentos, marketing e de parcerias com o setor público.


Além disso, o apoio à pesquisa agrícola deve ser mantido para permitir o desenvolvimento e o compartilhamento de novas tecnologias, em benefício de pequenos agricultores.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara