Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Globo Rural produz reportagem sobre Escola Agrícola apoiada pelo Projeto Dom Helder Camara

Detalhes

001O Globo Rural, programa da Rede Globo de Televisão, exibiu, nesta quinta-feira, 11 de abril de 2013, uma reportagem sobre a formação profissionalizante de jovens, filhos e filhas de agricultores, na Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA), em Independência/CE. A escola conta com o apoio do Projeto Dom Helder Camara, Cáritas Diocesana de Crateús e a Fetraece (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará).

 

A EFA desenvolve trabalhos de formação e educação de jovens filhos/as de agricultores/as do território Inhamuns – Crateús há dez anos. Tem como metodologia a Pedagogia da Alternância, na qual os estudantes passam doze dias por mês em regime de internato na Escola e os outros dias passam em suas comunidades/assentamentos desenvolvendo atividades teóricas, práticas agropecuárias, planos de estudo e estágio curricular.

 

O objetivo da EFA é realizar um ensino que prepare melhor os jovens a conviverem com o Semiárido, a partir de várias tecnologias apropriadas, a exemplo do biodigestor, da estocagem de forragens, água, sementes e alimentos.

 

A Escola atualmente encontra-se regularizada e reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação e pela Secretaria Estadual (SEDUC), estando o curso de Técnico Agropecuário obedecendo a todas as exigências legais de funcionamento. De tal modo, os alunos formados na EFA podem exercer suas profissões em qualquer órgão ou instituição, seja ela pública ou privada.

 

Assista a matéria na íntegra clicando aqui.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara