Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

TV filiada do SBT exibe matéria sobre biodigestores

Detalhes

 

   A TV Jangadeiro, filiada ao SBT no Ceará exibiu matéria sobre biodigestores no último dia 25 de março, com grande repercussão no Estado.

   Segundo explica Felipe Jalfim, coordenador do Componente de Produção e Comercialização do Projeto Dom Helder Camara, os biodigestores são uma alternativa para redução do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa, considerando que o uso da lenha para cozinhar tem sido um dos principais motivos do desaparecimento da vegetação nativa na região semiarida. “Atualmente, a diminuição da disponibilidade de lenha e a facilidade de acesso aos combustíveis fósseis, tem feito com que as famílias que vivem nas zonas rurais pouco a pouco substituam o hábito de cozinhar à lenha pelo fogão à gás - Gás Liquefeito de Petróleo - GLP, ou simplesmente, botijão ou bujão de gás – um combustível fóssil”.

   Motivados por incentivos realizados pelo Projeto Dom Helder Camara e sua rede de parcerias da Assessoria Técnica Permanente, muitas famílias têm despertado interesse na implantação de biodigestores como fonte alternativa ou complementar de combustível.

   Os biodigestores produzem biogás a partir da fermentação anaeróbica de esterco de curral. O gás produzido, com predominância de metano, é canalizado até os fogões para substituir o GLP.

Para assistir à matéria do SBT é só clicar:

 

www.youtube.com/watch?v=HgCzNjOvCt8

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara