Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Projeto de experimentação em hortas e pomares é tema de reportagem da Rede Globo

Detalhes

 

A TV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, exibiu matéria recentemente sobre uma ação do Projeto Dom Helder Camara, desenvolvida através do Projeto Sertão e que trata da experimentação em Hortas e Pomares, numa área do Município de Olho D’água do Borges.

   A reportagem fala sobre a realidade de cerca de 200 famílias que vivem do cultivo de frutas e hortaliças agroecológicas, atualmente a principal fonte de renda dos agricultores familiares.

   Falando sobre a diversidade do cultivo (hoje num total de 18 tipos de hortaliças e frutas) e do quanto isso é representativo em sua renda, o agricultor Francisco de Assis Costa conta sobre suas dificuldades do passado, quando produzia, mas não tinha onde comercializar. Agora, segundo ele, isso mudou porque existe a feira local, que acontece todos os domingos.

   O repórter Fabiano Morais lembra ainda que o Projeto de Frutas e Pomares Agroecológicos teve seu início há dois anos passados, quando então quatro áreas foram montadas e serviram de laboratório para os agricultores familiares. Hoje, destaca o jornalista, já são 19 hortas em oito cidades da região, movimentando a economia das famílias, que agora têm consciência da importância do cultivo agroecológico.

   Isaurina da Conceição, que também é produtora e presidente da Associação dos feirantes, diz que o local (a feira) é ideal para comercializar o que as famílias produzem semanalmente.

   Representando a coordenação da ação, a supervisora da Unidade Local do Projeto Dom Helder Camara Rosane Fernandes fala sobre a meta de ampliação da experimentação no campo, diferenciada de modelos anteriores, mais fechados.

   Os agricultores familiares de Olho D’Água do Borges têm assistência técnica da ONG ATOS, parceira local contratada pelo Projeto Dom Helder Camara para execução do projeto.

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara