Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Educação Contextualizada é tema de formações com professores da rede pública

Detalhes

 


Durante o mês de abril, a Cáritas Diocesana de Crateús (CE), em parceria com o Projeto Dom Helder Camara (PDHC) e a Secretaria de Educação do município de Tamboril, realizaram duas formações em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

 

Nos dias 07 e 08 de abril, aconteceu a 9ª Formação Continuada em Educação Contextualizada, no município de Tamboril. O tema do encontro foi Contação de Histórias e o Resgate dos pontos de cultura e da Arca das Letras. O evento contou com o apoio da Sociedade Amigos da Biblioteca (SABi), Norberto Ferreira Filho e com a assessoria de Carla Gomes. Participaram da formação cerca de 100 professores, nos dois dias, de 26 escolas da Zona Rural do município.

 

Já nos dias 28, 29 e 30 de abril foi realizada a 1ª formação da terceira turma em Educação Contextualizada do município de Tamboril. A 1ª temática apresenta o Semiárido no mundo, no Brasil, no Ceará e no município de Tamboril. Esse momento contou com a participação de 45 professores de 12 escolas da zona rural. Com essa formação, conseguiu-se atingir 64% do município, a meta da instituição é que em 2012 seja atingido 100%.

 

Na avaliação dos alunos foi percebido que apesar de ser a primeira formação, para eles não era novidade, já que a proposta já existe em Tamboril desde 2007, mas por outro lado foram surpreendidos em como trabalhar com Educação Contextualizada pode ser envolvente.

 

A Cáritas Diocesana de Crateús em parceria com o Projeto Dom Helder Camara e a Secretaria de Educação de Tamboril, auxiliará esses professores de forma contínua, sejam nas escolas durante o ano letivo e em outras formações, mostrando que é possível de forma coletiva desconstruir e construir um novo jeito de ensinar e aprender, valorizando os sujeitos envolvidos.

 

 

por Rosana Canuto, Cáritas Diocesana de Crateús

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara